sexta-feira, 5 de março de 2010

Aos profissionais de paisagismo

O projeto de paisagismo adquire, finalmente, o relativo reconhecimento de sua devida importância nos empreendimentos imobiliários.

O paisagem urbana, também adquire importância com o reconhecimento de que as intervenções humanas na geografia trazem consequências para todos sob diversos aspectos.

Minha visão de mundo, pelas pesquisas que desenvolvo, é sistêmica - noutro blog:
http://www.ocepaeaarquiteturaemterra.blogspot.com/ e no site http://www.cepa.tur.br/ são os locais onde eu e o Fábio, meu irmão, geólogo e ambientalista, desenvolvemos esse assunto.

Portanto, todos os eventos têm relações de interferências múltiplas e não lineares.

Observamos, em primeiro lugar, que a proposta de um lugar agradável pretende melhorar as relações humanas.
Verificamos também que os municípios criam, tardiamente, mas benvindas, legislações para o solo permeável. E, o que fazer com isso? Plantios...

Uma idéia que até poucio tempo atrás atrapalhou um pouco, mas que felizmente verificamos a modificação, era que paisagismo resumiasse em pôr umas plantinhas num cantinho que sobrava, para dar um ar de natureza ao projeto. Como disse, felizmente evoluímos e o paisagismo tem sido visto ultimamente com um olhar mais adequado à sua importância.

Os bons profissionais que abraçaram essa vertente projetual são os responsáveis diretos pela mudança de atitude perante o paisagismo.

Entretanto, verificamos que os clientes ainda têm dificuldades de compreensão dos projetos. Mesmo tendo à disposição os recursos de computação gráfica mais sofisticados, ainda assim, a compreensão dos projetos deixa a desejar, o que dificulta o convencimento do cliente de que a proposta é boa.

Os estudos de volumetria, a relação entre as áreas construídas, os equipamentos de paisagismo construídos e as suas relações com as massas de plantios com as espécies definidas são ferramentas projetuais que facilitam e valorizam a proposta.

O retrabalho é um grande problema nos ateliers de paisagismo, onde os custos de produção são muito apertados.
Uma boa maquete física tem um grande poder de venda de seu produto. Pense nisso!

Minhas experiências na DWSantana e na Sergio Santana têm demonstrado isso.

Neste espaço deixo meu contato e algumas imagens do que tenho feito.

Contato:
arq_paulo_ortiz@yahoo.com.br

Solicite um orçamento, sem compromisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário